Caminhada na Ilha do Campeche - Florianópolis SC


Diário de uma caminhada muito especial

Esta seguramente faz parte das trilhas mais legais que já realizamos em Florianópolis. Partimos às 10h da Barra da Lagoa de barco com toda segurança necessária (casco de aço, bote, coletes e etc.) rumo à edênica ilha tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
Saindo do canal natural da Barra da Lagoa, avistamos formações rochosas interessantes com possibilidades de trilhas alternativas à Praia da Galheta após costões, além do contorno exuberante da própria Barra à Moçambique. Visualizamos as praias da Galheta, Mole, Joaquina –tivemos a nítida dimensão das belíssimas e colossais dunas dali -, Campeche, com barco já apontando para a ilha com mais de 1.500m de comprimento e 700 m de largura, perfazendo uma área total de aproximadamente 420.000 m2.

O barco fez a abordagem pela porção norte e logo entrou à oeste para desembarcar os ávidos trilheiros neste encanto natural que sazonalmente recebe a nobre visita de ilustres baleias, leões-marinhos, tartarugas, pingüins e lontras.
O colorido e a transparência das águas impressionaram.

Tratamos de nos apresentarmos para a trilha em direção ao sul da ilha com o objetivo de atravessar de leste a oeste por dentro da Caverna do Morcego.
Antes de iniciarmos a atividade, precisávamos entender da importância desta ilha com oficinas líticas e gravuras rupestres datadas em até 4.000 anos atrás, além de ruínas de armação de baleias em 1772.

A participação nesta atividade exigiu o cuidado redobrado e especial com a conservação do local e de pessoas que realmente já estavam acostumadas com caminhadas ecológicas. Contamos com a presença de companheiros trilheiros de Florianópolis e São Paulo, além da aprazível companhia de novos amigos, que só vieram abrilhantar o passeio com a vinda de barco pela Praia da Armação. A atividade se iniciou às 12h20.
A Aventura

Antes do início do percursos, avistei um quati em tamanhos maiores em relação aos que estava acostumado a ver, atravessando o começo da trilha. Logo observamos vegetação primária e secundária, como pés de café, e a participação ativa dos quatis na semeadura. Estes bichinhos, diga-se de passagem, acabaram se tornando os únicos predadores da região, deste deslumbre que se situa na costa sudeste da Ilha de Santa Catarina, caçando inclusive todas as cobras de lá.
Logo no começo contamos com a visita do belíssimo Tié-sangue, pássaro de deslumbrantes tonalidades rubro-negras. A nossa caminhada prosseguiu em plena Mata Atlântica com a monitoração do excelente guia Edson. Logo a beleza da Mãe Natureza nos traz mais alegrias. Raios solares interpenetravam por entre as copas e folhas das árvores produzindo um espetáculo de tons verdejantes e dourados.


Após a subida vem uma linda descida com escadas naturalmente construídas pelas raízes das árvores e as laterais da trilha adornadas por flores róseas.

Aqui, usamos a criatividade para descer às rochas em estilo tobogã ou mesmo contamos com o providencial Quinto Elemento.

Caminhamos ligeiramente ao norte para vermos desenhos geométricos e antropomórficos gravados em decorrência da passagem de povos pré-históricos pelo local. Ouvimos também as explicações sobre as rochas compostas por lava vulcânica com 10 mineirais, mais porosa, facilitando produção dos desenhos, em contraposição à outra com apenas 2, bem mais resistente.




- E então, pessoal: vamos à Caverna do Morcego"
- Vamos lá!!!
A Caverna do Morcego

Paramos rapidamente para admirar as pequenas piscinas naturais cristalinas ricas em vida: encontramos uma linda e rubra-vibrante anêmora, uma camuflada estrela-do-mar que se abriu toda para nos cumprimentar, camarõezinhos, o raro peixe-gato... Uau!!! E o que dizer do visual de costão com aquelas águas azuis cintilantes contrastando com o show de cores e esculturais das rochas"!

Escalaminhamos até avistar um monumental conjunto rochoso, enfim, a magnífica Caverna do Morcego. Escalamos as rochas negras, passamos por entre uma passagem pequena produzida pelas rochas com cuidado e jeito.

Uma espessa fenda de mais de 10m de altura nos aguardava: era o portal para uma outra dimensão" A dimensão do deslumbre, sem dúvida! Era a entrada da caverna. Irado!!! Olhamos para cima e parecia que artistas haviam esculpido aquela entrada: divina...

E iniciamos a delicada passagem. Cada um ajudava o outro a passar por aquela estreita fenda, deixando o corpo escorregar para dentro da caverna. Ficou quase tudo escuro. Notamos que haviam alvas e dinâmicas imagens surgindo na base da caverna: haviam aberturas para a entrada de água na parte inferior dela. Muito legal! Paramos ali para contemplar o silêncio por alguns instantes, respirar o frescor daquele delicioso e magnífico ambiente. Parecia que o filme estava para começar. O filme de nossas vidas... E conversamos sobre conservação ambiental, aspectos relevantes da trilha e lanchamos.

Entrada da caverna: duas primeiras imagens acima.
Saída: imagem acima da paisagem à direita

A segunda parte da trilha e A Surpresa

Hora de atravessar para o oeste da Ilha do Campeche. E tivemos que nos abaixar e sentarmos para sairmos por uma pequenina fenda com um certo jogo de cintura e tranqüilidade.
Uau!!! Um espetacular visual para o mar e a costa leste de Floripa ao fundo se descortinou. É para delirar mesmo...
Descemos as pedras com segurança e calma e admiramos o magnífico visual para a praia da Armação, Morro das Pedras, Campeche... Estávamos na metade do caminho. Muito ainda por vir...
Subimos novamente sentido leste para um trecho de pedras e vegetação baixa, proporcionando visual sem igual. Adentramos na vegetação sentido oeste e descemos naquela belíssima mata. Que trilha!!!

Acabou" Que nada... Quase no final da trilha, conhecemos “A Surpresa” que o Edson tanto nos anunciara no decorrer da atividade. Conto ou não conto" Meu Deus... De tirar o fôlego. É para agradecer a Ele;
Voltamos à trilha e chegamos aproximadamente as 14h50 na praia após percorrer boa parte da costa oeste da ilha. Aproveitamos para tomar um banho de mar super refrescante para coroar este fenomenal trilha na Ilha do Campeche.
Assim que o barco chegou, veio a chuva para nos refrescar (e nosso agradecimento por este acontecimento depois de muito calor) após momentos especiais e triunfantes.
Que tal se juntar a nós" Então envie um e-mail para caminhandopelavida@gmail.com.
IMPORTANTE: Antes de realizar qualquer trilha na Ilha do Campeche, consulte antecipadamente a viabilidade da mesma com o IPHAN no telefone (48) 8417-7102.



AGRADECIMENTOS e CRÉDITOS:
especialmente ao monitores e coordenadores da Ilha do Campeche, IPHAN, Claudia, Cristiano, Jorge, Letícia, Martin, Nancy e Sílvia.
Foi 10 caminhar com vocês!!! Saudações ecológicas.


Por: Caminhando pela vida - Ecoviagem