Um trem para as maravilhas da Dinamarca

Definida por cidades medievais e um litoral recortado, a Dinamarca está cheia de surpresas.

Um corredor em espiral gira dentro da Torre Redonda de Copenhague como o chocolate em um bolo dinamarquês, enquanto as dunas de areia se curvam suavemente em torno da costa de Skagen. Descubra no seu ritmo a terra da Pequena Sereia.


Dicas

Paisagem urbana
Veja a sinistra Torre Redonda, construída no século XVII, e explore os agradáveis jardins novecentistas de Tivoli em Copenhague, antes de se dirigir ao norte para conhecer a renascentista Aalborg e a eclética Århus, com chalés de madeira e arquitetura contemporânea. Descubra Odense, com a catedral gótica de Sankt Knud na pequena ilha de Fune, entre as regiões dinamarquesas da Jutlândia e da Zelândia.

Paisagem natural
Pedale pela paisagem plana até Skagen para ver as ondas dos mares Skagerak e Kattegatt se encontrando em um banco de areia. Faça uma caminhada romântica ao longo das tranqüilas dunas de Bornholm ou jogue golfe o ano todo nas áreas verdes onduladas da Jutlândia. Tente andar de caiaque pelas águas calmas do rio Susåen na Zelândia ou no rio Gudenåen na Jutlândia.

Leve para casa
Compre uma aquavita de ervas em Aalborg ou leve para casa jóias dinamarquesas como um par de abotoaturas Georg Jensen de luxo ou uma pulseira Pilgrim. Mande para casa produtos de luxo como um elegante sistema de som Bang & Olufsen ou móveis minimalistas clássicos.

Comes e bebes
O prato dinamarquês mais excêntrico é certamente o øllebrød – mingau feito de pão de centeio, açúcar e cerveja. Da ilha de Bornholm vem uma tradição de peixes defumados, geralmente arenque ou enguia. O arenque em conserva tem um lugar cativo na cozinha dinamarquesa, assim como a carne de porco com molho bechamel com salsa. Os amantes dos doces ficarão encantados com as vastas opções de doces dinamarqueses feitos na hora.

Nova perspectiva
Encontre as butiques mais quentes e os cafés mais elegantes de Copenhague ao longo da renovada Istedgade, que até não muito tempo atrás abrigava drogados e prostitutas.

Lugares populares na Dinamarca
Aalborg
Aarhus
Copenhague
Odense
Fronteiras
Alemanha
Noruega
Suécia

Destaques

Aalborg
Repleta de prédios típicos do renascimento holandês, estruturas modernistas de Alvar Aalto e mansões em enxaimel construídas no século XVII, Aalborg é um pólo arquitetônico. Colonizada por vikings mais de mil anos atrás, a cidade dinamarquesa tem uma bela localização junto às águas do Limfjorden e é uma ótima opção para aproveitar a excelente vida ao ar livre.



Aarhus
Chalés medievais e arquitetura do século XXI estão lado a lado em Aarhus, onde a poeira nostálgica de uma cidade pequena se encontra com um criativo pensamento futurista. A segunda maior cidade da Dinamarca é um local jovem e vibrante, com ruelas cheias de lojas de artesanato e arte contemporânea e com enormes áreas de jardins floridos.


Copenhague
O parque Tivoli é o centro da cena cultural de Copenhague, com jazz ao vivo e mansões ornamentadas, mas atrações de entretenimento como o terrível Star Flyer mantêm o local firmemente no presente. Beba sentindo a maresia, aprecie o arenque fresco e confira as criações de designers modernistas de primeira classe.