Motivos para ir de trem para a Espanha

Além do flamenco, da paella e dos resorts de lazer, a Espanha é uma rica mescla de regiões distintas com fortes identidades.

O intrigante País Basco, as vulcânicas Ilhas Canárias e as laranjeiras em flor na Andaluzia.


Dicas

Paisagem urbana
Vá a Madri para se deslumbrar com a grandeza habsburguiana da Plaza Mayor e dirija-se ao oeste para conhecer a barroca e renascentista Salamanca. No norte, o museu Guggenheim construído em titânio rouba a cena em Bilbao. Na costa leste, o modernismo excêntrico de Gaudí imprime a sua marca indelével em Barcelona. Já a contemporânea Cidade de Artes e Ciências catapulta Valência rumo ao futuro. A mourisca Granada e a catedral gótica de Sevilha dominam o tórrido sul.
Paisagem natural
Ao norte, a escarpada costa basca ostenta ao fundo os Pireneus. Já os fiordes das Rías Baixas, na Galícia, estão repletos de peixes. Escale os cumes dos picos da Europa e cruze o vulcânico Parque Nacional de Timanfaya no lombo de um camelo. Nade nas águas rasas da laguna de água salgada do Mar Menor e esquie em Sierra Nevada.
Leve para casa
Procure presunto defumado em Jabugo e kits de paella em Valência. Invista nas jóias de âmbar negro em Santiago de Compostela e em roupas de marca em Madri. Leve para casa a música flamenca de Sevilha, a cerâmica pintada a mão de Talavera e os mosaicos de azulejos de Granada. Os vinhos de La Rioja e Ribera e o vinho fortificado de Xerez rememoram as quentes noites espanholas.

Comes e bebes
Saboreie o polvo à galega ou o gazpacho andaluz (sopa fria de tomate e alho). Belisque azeitonas, presunto defumado e omelete espanhola ou deleite-se com a paella de frutos do mar em Valência ou o leitão em Navarra. Purifique-se com a cidra do País Basco, a cava espumante da Catalunha, o gim de Mahón ou os vinhos de La Rioja e das Canárias.

Nova perspectiva
Deslumbre-se com a iluminação noturna da Torre Agbar, em forma de projétil, de autoria do arquiteto Jean Nouvel. Ou admire a clara e angulosa Casa do Retiro Espiritual, de Emilio Ambrasz, em Sevilha.



Fronteiras
França
Portugal



Destaques

Sevilha
O ritmo meridional de Sevilha, o coração pulsante da Andaluzia, bate até tarde da noite e conquista todos os que o sentem. Abençoada com arquitetura moura e gótica, Sevilha também é uma boa pedida para um entretenimento muito ousado.



Valência
A história medieval se encontra com a vanguarda em Valência. A terceira maior cidade da Espanha tem o seu patrimônio cultural nas mangas, das ultramodernas curvas da Cidade das Artes e Ciências às ruas de paralelepípedo do centro histórico.


Toledo
Toledo, ex-capital da Espanha, localiza-se majestosamente no topo de uma montanha com vista para as planícies de Castilla e La Mancha. O rio Tejo dá a volta na Cidade Velha, cujas vielas curvas giram em torno de igrejas, mesquitas e sinagogas. Visite a volumosa fortaleza para observar os telhados de terracota.



San Sebastián
Jóia da coroa basca, San Sebastián reina em uma baía em forma de arco, cercada por morros ondulantes. Os glutões concentram-se na capital culinária da Espanha para experimentar as inovadoras tapas, os frutos do mar frescos e as refeições com estrelas Michelin, enquanto os preocupados com a moda caminham pelo ruidoso calçadão na praia.



Málaga
A capital da Costa do Sol espanhola é uma tradicional cidade andaluza onde uma combinação exótica de cidadelas mouras, ruínas romanas e marcos renascentistas ficam lado a lado. Visite o museu de Picasso e junte-se a um pessoal jovem e festeiro em agradáveis noites de verão nos populares bares costeiros de Málaga.




Madri
O coração de Madri bate rápido com os seus bairros idiossincráticos e residentes vibrantes. Atrações artísticas de primeira categoria, gastronomia variada, vida noturna agitada e uma cena fashion dinâmica incrementam a vida na capital espanhola.



Barcelona
Barcelona é uma mistura desenfreada de arquitetura fantástica, ruas medievais, bares de vinho cava e restaurantes de frutos do mar frescos. Dos finos pináculos góticos às chaminés onduladas em mosaico desenhadas por Gaudí, esta cidade de frente para o mar exala a cultura catalã. Se o ritmo das festas tarde da noite for rápido demais, a praia está bem ao lado.


Córdoba
As ruas ensolaradas de Córdoba levam a La Mezquita, um grande templo islâmico construído quando a Espanha estava sob domínio muçulmano e que depois se transformou em uma catedral. Observe a sua imponente torre na caiada Rua das Flores ou caminhe sobre os arcos mouros no seu interior. Dê uma parada no desordenado bairro judeu para experimentar os vinhos locais de Montilla-Moriles.