Um trem para a Grécia, já!

Regozije-se junto ao mar e ao sol das ilhas gregas ou aproveite a beleza das montanhas e lagos em terra firme.

Não importa para onde você vai – na Grécia você sempre encontrará relíquias da antigüidade, igrejas ortodoxas repletas de incenso, bosques de oliveiras com muita sombra e tabernas movimentadas.

Dicas

Paisagem urbana
Veja a imortal Acrópole em Atenas antes de seguir rumo ao norte para conhecer a vibrante cidade balcânica de Salônica. Ao oeste você encontrará o movimentado porto de Patra, enquanto ao sul está a pacífica cidadezinha costeira de Nafplion. Quando for a hora de conhecer as ilhas, navegue para a refinada e italianizada Corfu, para a Rodes das muralhas medievais e para Hania, com influências venezianas e otomanas.

Paisagem natural
Na região central da Grécia, maravilhe-se com os pináculos e mosteiros rochosos de Meteora, caminhe pelo desfiladeiro Vikos ou escale as alturas divinas do monte Olimpo. Observe os pássaros nos lagos Prespa em Épiro ou visite as suntuosas paisagens da Arcádia no Peloponeso. Nas ilhas, confira a caldeira submersa do vulcão Santorini, mergulhe em Míconos, banhe-se nas areias alvas de Lefkada ou caminhe junto ao desfiladeiro de Samaria na ilha de Creta.

Leve para casa
Procure azeite de oliva e raki em Creta, tapetes de flokati em Arahova perto de Delphi e resina de aroeira para modelagem na ilha de Hios. Bolsas de couro e jóias douradas são opções de compras muito procuradas em Atenas. Escolha vinhos nos vinhedos do Peloponeso ou colares komboli em toda a Grécia.

Comes e bebes
No norte da Grécia, encontre pratos de carnes e vegetais apimentados e com inspiração turca, mais a calórica bougatsa (torta de creme de ovos) em Salônica. Ao oeste, Veneza deixou em testamento à ilha de Corfu o bourdheto (cozido de peixe) e a pastitsada (cozido de carne de gado com tomate e vinho). Na região central da Grécia, você encontrará hilopites (tipo de massa) em Metsovo e Arahova, loukanika (salsichão) e, se tiver sorte, horta (verduras colhidas na hora).

Nova perspectiva
Confira a espetacular ponte estaiada de 2.250 m sobre o rio Antírio, perto de Patra. A ponte foi inaugurada em 2004 e liga o Peloponeso à Grécia Central.


Lugares populares na Grécia
Atenas
Rodes
Salônica

Fronteiras
Bulgária
Macedônia
Turquia


Destaque

Atenas
Quente, apaixonada e caótica, à primeira vista a capital clássica da civilização ocidental parece estar enterrada em concreto, mas uma investigação mais profunda revela templos antigos, igrejas bizantinas, casas neoclássicas e uma vida noturna longa e dada aos prazeres.

Fonte: www.raileurope.com